sexta-feira, 4 de abril de 2014

S.O.S. CAATINGA! ANIMAIS E PLANTAS EM RISCO DE EXTINÇÃO





Depois de me encantar com toda beleza da nossa Caatinga, depois de comprovar sua importância  para o nosso país e de me orgulhar de fazer parte desse bioma único no Brasil, e por que não dizer do mundo, não poderia deixar de registrar a minha indignação pelo desprezo com que esse ecossistema vem sendo tratado e pela dolorosa comprovação de que a Caatinga encontra-se extremamente degradada!




Os números são alarmantes quando se fala dessa degradação ambiental da Caatinga. Segundo estimativas do Ministério do Meio Ambiente, cerca de 70% da Caatinga já foi alterada pelo homem e pouco mais de 1% de sua área está protegida em unidades de conservação. Esses números conferem à Caatinga a condição de ecossistema brasileiro menos preservado  e um dos mais degradados do mundo.



DESERTIFICAÇÃO DA CAATINGA


O uso dos recursos da flora e da fauna pelas necessidades do homem nordestino residente na área conhecida como o Polígono das Secas ( que inclui grande parte do Nordeste e ainda parte do Norte de Minas) é uma constante, já que ele não encontra formas alternativas para o seu sustento. Esse uso é antigo, vindo desde a colonização e, ainda hoje, é grande sua importância social para o sustento dessas famílias. Como consequência, a cobertura vegetal está atualmente reduzida a menos de 50% da área dos estados e a taxa anual de desmatamento é de aproximadamente meio milhão de hectares. 

         A AMEAÇADA FAUNA DA CAATINGA




O desmatamento, as queimadas destroem o habitat natural das espécies que vivem na Caatinga; a caça de subsistência e predatória, que ocorre principalmente durante as grandes secas periódicas, são de fato os principais fatores responsáveis  pela extinção da maioria dos animais de médio e grande portes do bioma. A lista desses animais é grande. Alguns como a Ararinha Azul vista pela última vez na natureza,  em 2000, já foi considerada extinta pelo IBAMA. Alguns pesquisadores afirmam que o Gato do Mato também já foi extinto da Caatinga. Outros animais estão em situação de grande risco de extinção como: a Arara-Azul- de-Lear, a Arara Maracanã, o Soldadinho do Araripe (espécie só existente na Chapada do Araripe) o Tatu Bola ( endêmico da Caatinga), o Bicho Preguiça, o  Guigó da Caatinga, a Onça Parda. o Gato Maracajá e o Gato do Mato.

ARARA AZUL CONSIDERADA EXTINTA PELO IBAMA


          ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO
ARARA-AZUL-DE-LEAR
ARARA MARACANÃ
SOLDADINHO DO ARARIPE
TATU BOLA
BICHO PREGUIÇA
GUIGÓ DA CAATINGA
ONÇA PARDA (SUÇUARANA)
GATO MARACAJÁ
GATO DO MATO


           A AMEAÇADA FLORA DA CAATINGA





Além da fauna, a flora também tem sido historicamente ameaçada pela ação do homem, seja por meio da utilização dos produtos madeireiros, como a extração de lenha para a fabricação de carvão (a lenha e o carvão vegetal, juntos, são a segunda fonte de energia na região, perdendo somente para a eletricidade), para a construção de estacas com  que  delimitam propriedades, fazem chiqueiros e corredores para os animais ou mesmo para uso na construção de casas. 



PRODUÇÃO DO CARVÃO VEGETAL



Outras necessidades levam homem sertanejo a usar  a flora  da região porque eles dependem daquilo que a caatinga lhes propícia: além dessa retirada de produtos madeireiros se utilizam dos não madeireiros como os frutas, plantas medicinais, mel, sementes, etc... Até mesmo as roupas e apetrechos dos vaqueiros são curtidos com a golda de Aroeira e a cinza da Baraúna. Além disso, a vegetação é utilizada como fonte de alimento para os animais.


 DESMATAMENTO 
NA FOTO MAIOR UMA IMBURANA SENDO 
DERRUBADA PARA A RETIRADA DO MEL.



Muitas árvores centenárias são derrubadas pelos agricultores para a retirada do mel produzida peles abelhas nativas. O Imbuzeiro e a Baraúna sofrem com essa atividade, porque possuem no interior do seu tronco "ocos" onde as abelhas fazem suas colmeias. Isso sem contar com a agricultura de subsistência, que utiliza a famigerada técnica da queimada – todos fatores contrários à preservação ambiental.


o DESMATAMENTO PARA ATENDER 
AS NECESSIDADES DO SERTANEJO  E DOS ANIMAIS


O corte indiscriminado da madeira , as queimadas e a troca da mata por plantações, contribuem para a destruição da caatinga, tornando a vida no semiárido mais difícil. A falta de informações técnicas sobre o manejo florestal contribui ainda mais para o aumento da degradação ambiental.



                                           A QUEIMADA E A TROCA MATA PELA
                                              AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA

É imprescindível e urgente levar informações importantes  a médios e pequenos produtores rurais sobre  o uso racional e adequado dos recursos da caatinga, através do manejo florestal, como alternativa viável, permitindo que uma mesma área possa fornecer, de maneira constante, os recursos necessários sem a necessidade de destruição de outras áreas. 


ESPÉCIES DA FLORA AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO
  
AROEIRA
MORORÓ DO SERTÃO
BARAÚNA




FONTES:



  • Pesquisas Google - wikipédia
  • Fatos e Fotos da Caatinga - http:/fatosefotosdacaatinga.blogspot.com
  • Seres Vivos do Rio Grande do Norte -http:/seresvivosdorn.blogspot.com
  • Meliponário Braz -http:/urucueabelhasnativas.blogspot.com
  • Blog do Didi -http:/fagundeslima,blogspot.com
  • van de Oliveira - Revista da FIEC -Ano 3-Edição 25-Junho de 2009-Publicação do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará.
  • Rômulo Cavalcanti Braga - Plantas nativas da Caatinga, bioma rico e pouco conhecido-27/10/2010 -www.paisagismodigetal.com /noticias/default.aspx?
  • IbAMA - Ecossistemas Brasileiras:caatinga -www.ibama.gov.br/ecossistemascaating Grandes Biomas do Brasil -http:/4bp.blogspot.com-Caatinga
  • João Ambrósio de Araújo Filho - Potencial Forrageiro da Caatinga Úniversidade Estadual do Vale do Acarai (UVA)
  • Mauro Pichorim - Fundação Boticário e FUNPEC ( Fundação de Pesquisa e Cultura- da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Ministério do Meio Ambiente. Curso sobre análise de planos de manejo florestal sustentável no bioma Caatinga. Paraíba: Secretaria de Biodiversidade e Florestas, Departamento de Florestas, 2008.


FOTOS:
  • Imagens Google
  • Acervo do Site: Fatos e Fotos da Caatinga - http:/fatosefotosdacaatinga.blogspot.com
  • Edição de Fotos: Site Pic Monkey




Nenhum comentário:

Postar um comentário