quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Conhecendo Melhor Jardim de Piranhas-RN

CARACTERÍSTICAS

População: 14.139 habitantes
Área Total: 331 km²
Altitude: 134m acima do nível do mar
Dens. Demográfica: 28,94 hab./km²
Distancia da capital: 287 km
Clima: Semi-árido
IDH: 0,675 (PNUD/2000)
PIB: PIB R$ 30.057.537,00 IBGE/2003 PIB
PIB per capita R$ 2.346,60 IBGE/2003

Histórico do Município

Nos idos de 1874, Margarida Cardoso Cavalcante, proprietária de terras na localidade, doou um terreno para a construção da capela de Nossa Senhora dos Aflitos, surgindo assim um povoado que recebeu o nome de Jardim de Piranhas devido ao fato de ter surgido na Fazenda Jardim e estar localizado nas margens do rio Piranhas.
Com o crescimento gradativo, baseado na produção agrícola com destaque para o algodão, Jardim de Piranhas passou a ser distrito de Caicó, em 1936. E em 23 de dezembro de 1948, pela Lei número 146, Jardim de Piranhas foi desmembrado de Caicó e elevado à categoria de município do Rio Grande do Norte.

Autoridades de Jardim de Piranhas Hoje:

Prefeito: Antonio Soares de Araújo
Vice: Galbê Maia
Presidente da Câmara Municipal: Luís Soares
Vice: Júnior Alves
Frades: Frei Xavier da Paixão
Frei Hélio Júnior
Frei Heleno
Comandante da Companhia Independente de Policia Militar do Município: Major PM Nitoildo Dantas
Promotor: Alysson Michel de Azevedo Dantas
Juiz de Direito: (pesquisando)


Bens Culturais:  Imagem de Nossa Senhora dos Aflitos, único objeto litúrgico, datado do longiquo ano de 1710, que a cidade conservou para os dias de hoje.

Expressões

Principais: quermesses, ritos de semana santa, carnavais, banda de música, quadrilhas, leilões, autos, novenários, procissões, trio de forró, terços e danças.
Outras expressões: gincanas e teatro.

Artesanato

Principais atividades: argila, madeira, couro, fuxico, colcha de retalhos, crochê, pintura, palha de carnaúba, arreios, selas, bordado, rede de pesca e papel.
Outras atividades: tapeçaria, vidro, sucata, ferro, bolsas, tricô, reciclagem, cerâmica, pedra sabão, saco de estopa, raízes e sementes além de uma infinidade de produtos produzidos pelas industrias têxteis e  valorizada artesanalmente pelos artesões.

Ofícios

Principais atividades: Tecedor, passadeira de mão no caba, urdidor, estampador, Moto taxista, Professores, soldados, advogados, mortalhador de defunto, tirador de mel, sanfoneiro, biscoiteiro, cordelista, violeiro, doceira, vaqueiro, pescador, queijeiro, rezadeira, parteira, artista de teatro, coureiro, ferreiro, louceira, carpinteiro, oleiro, contador de história, raizeiro, marchante, cozinheiro e curador. 
Outras atividades:  aboiador, restaurador, tirador de terço, mestre de cerca de pedra, mestre de casa de taipa, embolador de côco, puxador.

Gastronomia

Comida Típica

Principais especialidades: galinha caipira, feijoada, pamonha, Carne de sol e canjica, mugunzá.
Outras especialidades: mocotó de boi e arroz de leite.

Comida de Festa

Principais especialidades: estrogonofe, Creme de galinha, buchada e baião de dois, macaxeira com carne assada na brasa, queijo de coalho assado e frango caipira.
Outras especialidades: panelada, paçoca, milho verde, mão de vaca (mocotó), cuscuz.

Doces caseiros 

Principais especialidades: Doce de Leite feito no fogão a lenha, Salgados e doces variados
Outras especialidades: biscoitos, cocadas e alfenim.

 ATRATIVOS

Cidadezinha construída nas margens do generoso Rio Piranhas, Jardim de Piranhas localiza-se na microrregião do Seridó Ocidental, mesorregião central potiguar, localizada a aproximadamente 28 km da cidade de Caicó, fazendo fronteira com a Paraíba, zona de agricultura e pecuária. O município tem como maior atração turística o Rio Piranhas com suas águas cristalinas que satisfaz o turista com banhos e piqueniques as suas margens a sombra das oiticicas, sede do Santuário das Rosas de Santa Rita, um dos locais de maior religiosidade da cidade. O Santuário é formado por duas capelas, uma em cima de uma pedra, onde está a imagem primitiva de Santa Rita, e outra no centro do Santuário, com uma vista exuberante de todo o entorno do vale, que a vegetação se alterna em verde e seca de acordo com as estações do ano, o Santuário ainda dispõem ao turista a caminhada de 9 km pela trilha ecológica que leva ao Cruzeiro, de onde se vêem paisagens maravilhosas, com uma barragem natural formada entre as rochas pelas chuvas, é uma excelente opção para camping e prática de natação, ainda possui Casa dos Romeiros, as escadarias de Santa Rita em construção e ainda a festa da Santa no mês de maio com a tradicional feirinha de artesanatos e comidas típicas realizada em um dos domingos da festa.
Outra ótima atração da região é a Cachoeira do Rio Piranhas com o Clube Emidão que oferece lazer e diversão as margens do rio, além o Emidão temos o Balneário do Clube Atlético Piranhas com suas deliciosas piscinas. Vale a pena conhecer também os teares elétricos tecendo redes de dormir nas fábricas espalhadas por toda a cidade, e também ver de perto a produção de panos de prato e outros utensílios sendo feitos ali na hora. 
A visita a Igreja Matriz é um capitulo a parte, ela tem a construção datada do ano de 1710, sofrendo inúmeras modificações arquitetônicas ao longo dos anos. As principais festas são da Padroeira Nossa Senhora dos Aflitos sempre pegando o dia 15 de setembro, são dez dias com dez noites a data do termino da festa varia de acordo com cada ano pois sempre se encerra em um domingo, na Igreja é possível fazer uma visita a Imagem de Nossa Senhora dos Aflitos datada também do ano de 1710, a imagem de Nossa Senhora do Rosário muito antiga também, Santa Maria Gorete, as Vias Sacras entalhadas em Madeira e a Cruz do Altar Principal toda entalhada em madeira, uma perfeição.
Perto da Matriz é possível visitar a Rua Velha, a mais antiga da cidade com o seu sobrado de 1823, além da casa da Irmandade dos Negros do Rosário também com uma História muito interessante vale a pena ir lá e se permitir viajar no tempo, na ida ao Rio Piranhas não se pode deixar de visitar a Casinha da Santa como é conhecido o local, nada mais é do que uma formação rochosa que dar a impressão de esta dentro de uma casa, dizem as pessoas idosas que ali morou uma Santa, o local é bem conhecido na cidade.
No Sítio Três Riachos o turista não pode deixar de conhecer a Capela do Padre João Maria que é aclamado santo em Natal e é filho de Jardim, a capela é construída justo no local onde ele nasceu. Em frente a igreja da cidade também há uma praça que tem o seu busto e leva o seu nome, aliás em Jardim o que não falta é lugares com o nome de padre João Maria, são escolas, ruas, praças, centro social etc.

Marco Natural

Serra Vermelha
Serrote do Maracujá
Mirante do Cruzeiro

Açudes

Açude da Fome
Açude dos Três Riachos

Trilhas

Trilha de Santa Rita
Trilha da Barragem
Trilha do Cruzeiro

Marco Edificado

Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Aflitos
Parque de vaquejada de Zezinho de Lica
Parque de vaquejada de Zé Ribamar
Biblioteca Pública Municipal

Festas da Cidade

Carnaval
Festa Junina
Vaquejadas
Forrós
Malhação de Judas
Festa de Natal e ano Novo
Encontro dos Jipeiros de todo o RN
Emancipação política (23 de Dezembro)
Festa dos Anos 60 Clube CAP
Festa de Santa Cecília
Festa de Santa Rita

 

Celebrações

Festas Religiosas
Período
Mês Mariano
Festa de Santa Rita
Anos 60
Maio
Noite de São João Batista
24 de junho
Festa de Nossa Senhora dos Aflitos (padroeira da cidade)
15 de setembro
Santa Cecília
Novembro





ECONOMIA
Principais atividades econômicas: Indústria Têxtil, criação de suínos, eqüinos, asininos,  muares produção de madeira, carvão vegetal, semente de oiticica. Algodão. Milho, feijão.

Nossos Meios de Comunicação:

Rádio Vale do Piranhas-FM
Jornal escrito em papel Gazeta Jardinense
Jornal escrito em papel Página Livre
Site Jardim em Festa
Blog Santuário das Rosas de Santa Rita
Blog Alex Maia
Blog Jarles Cavalcante
Blog Edna Araújo
Blog do Irmão Naquib
Blog Marcondes Gurgel
Blog kaic Medeiros
Difulsora da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Aflitos

Autor: SD PM Francisco de Assis Mendes de Oliveira

NOTA DO AUTOR:

Primeiro dizer da satisfação e alegria em ter conseguido terminar esta minha pesquisa de longo tempo, não foi fácil diante da carência de informações sobre nossa terra Jardim de Piranhas-RN, sempre que procurava na internet sobre meu Jardim era uma lástima, não tinha quase nada de concreto, e o pouco que tinha era desatualizado lá do tempo das tábuas da carroça da burra de Margarida Cardoso como dizemos em Jardim quando  queremos  dizer que algo é antigo, ultrapassado, pois bem me ruía de inveja ao ver outros municípios do RN com uma historia enxuta e bacana para uma pesquisa ou um trabalho de escola que sempre o nosso alunado está sendo cobrado no ensino fundamental e até médio nas nossas escolas, já fui procurado por mães aflitíssimas pra mim contar pra os filhos alguma coisa sobre a história de Jardim ou algo mais, isso me deixava muito triste, pois era um sinal de que elas não dispunham de nenhuma outra forma de pesquisa, a única coisa que a cidade tem é o livro Jardim Ontem e Hoje de autoria dos Professores Alcimar de Totó, José Macário e Erivan Sales, livro esse que já tem uns 10 anos que foi confeccionado, e por isso informações dos dias atuais ele já não pode nos ajudar, mas é de muita valia pois volto a salientar que ele é o único registro escrito que o município tem, uma calamidade cultural. Pois bem diante disso posto pra vocês este meu presente a Jardim, mostrando Nossa Terra ao Mundo como ela é nos dias atuais, desde informações simples a mais complexas, demonstrando todo o seu potencial Turístico, que ainda não foi explorado, que num deixa de ser um sutil puxão de orelha que dou em nossos governantes e dirigentes do município por que num dão a mínima pra cultura local, e digo isso com toda propriedade pois sou artesão,  historiador, organizador da festa de Santa Rita, e sei o que sofro ao lado da minha equipe e de amigos e colegas da classe quando dependemos “deles” para realizar algo no nosso município mas aí está mais uma conquista minha BOA LEITURA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário