foto: Romero Mendonça/Secom -ES
A partir desta segunda-feira (4), o Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Cunha/Hemonorte inicia oficialmente a admissão de jovens de 16 e 17 anos para doação de sangue, com autorização dos pais ou responsáveis legais, e de pessoas com até 68 anos de idade.
A medida abrange também as unidades de hemoterapia dos municípios de Mossoró, Caicó, Currais Novos e Pau dos Ferros.
Desde o mês de junho, em todo o Brasil, foram estabelecidos novos critérios para doação de sangue, através da Portaria 1.353 do Ministério da Saúde. Até então só podiam doar sangue pessoas entre 18 e 65 anos. Com a ampliação da faixa etária, cerca de 14 milhões de pessoas serão incentivadas a doar sangue.
Os jovens de 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemonorte acompanhados do seu responsável legal, que precisa permanecer na instituição durante todo o processo de doação.
Mesmo com a ampliação da doação de sangue de pessoas até os 68 anos, o limite para a primeira doação de sangue é de 60 anos.
Para ser um doador é preciso ter mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Basta chegar ao Hemonorte, apresentar um documento com foto e, após um teste de sangue e uma breve entrevista, fazer a doação.
A quantidade de sangue coletado é reposta imediatamente pelo organismo do doador e pode salvar a vida do paciente que irá receber a doação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário