quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Comunidade Flore está vivenciando desde ontem dia 06 de dezembro a festa de sua Padroeira Santa Luzia, ao mesmo tempo Mossoró também celebra a Santa protetora dos olhos com uma grande festa.

igreja_de_santa_luzia

Além da programação religiosa, a Festa de Santa Luzia 2011 em Mossoró  é composta também por elementos culturais. A partir dessa edição, que teve início no ultimo dia  3, a festa da padroeira de Mossoró proporciona ao público momentos onde podem ser apreciados aspectos da cultura de diversos municípios da região.
Ao longo do período de novenas noturnas, que começam sempre às 19h30, grupos de oito cidades do Rio Grande do Norte desenvolverão atividades culturais no adro da Catedral de Santa Luzia.

De acordo com o vigário-geral da Diocese de Mossoró, padre Flávio Augusto, nas edições anteriores da festa havia uma lacuna cultural, que era preenchida com o recital sacro, que acontecia antes das novenas da noite. "As pessoas começavam a chegar à Catedral às 18h, e nós nos perguntávamos: o que fazer com essas pessoas? Então esse ano será diferente. Foram contatados oito municípios, para que eles tragam suas apresentações culturais e coloquem no patamar da Catedral", destaca.
A ideia inicial da diocese era convidar nove municípios para promoverem as atividades, mas devido à apresentação do pianista Artur Moreira Lima, no próximo dia 12 de dezembro, uma cidade teve que ser excluída da programação.
Serão expostas as potencialidades culturais de Areia Branca, iniciando as apresentações no dia 4, Serra do Mel, Umarizal, Severiano Melo, Assú, Governador Dix-sept Rosado, Major Sales e Portalegre. "Essas cidades estão livres para trazerem não só encenações religiosas, mas espetáculos de músicas, danças, etc.", explica padre Flávio.
A programação cultural da Festa de Santa Luzia engloba ainda shows de grandes nomes do cenário musical brasileira, como o da cantora Fafá de Belém, que se apresentou ontem na abertura do evento religioso, e do pianista Arthur Moreira Lima, que realizará seu show no dia 12, às 18h, nas imediações do Teatro Lauro Monte Filho, uma grande festa, já aqui em Jardim de Piranhas a festa da virgem dos olhos acontece com mais simplicidade na Comunidade Flores que a tem como padroeira, desde de ontem dia 6 aquela comunidade recebe os devotos de Santa Luzia para o novenário que acontece até o dia 13 dia da Santa se encerrando com a procissão e a missa as 4:30 da tarde, as novenas acontecem sempre as 19:00hs e toda a comunidade é convidada a participar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário