terça-feira, 10 de abril de 2012

Fotos Exclusivas da dolorosa restauração da Imagem de Nossa Senhora dos Aflitos.

 Caros Leitores do Blog do Santuário das Rosas de Santa Rita acredito que jamais em momento algum vocês tenham visto a imagem de nossa Padroeira assim, porém consegui com muito trabalho essas fotos e queria mostrar  pelo menos duas delas para todos vocês que acessam meu blog, levanto aqui uma questão séria, delicada e importante para todos que assim como eu se preocupam com a cultura de nosso município, falo com propriedade do assunto pois sou pintor e estudei bastante sobre tintas, cores e suas fórmulas, como também sou conhecedor do árduo processo de restauração de uma imagem antiga como a da nossa padroeira, sei também e é sobre isso que me preocupo e venho alertar todos os meus leitores da química envolvida neste processo de restauro, o que vem "acabando" com a Imagem da nossa padroeira, acho particularmente uma maldade tirar Nossa Senhora dos Aflitos do altar quase todos os anos para dar um banho de produtos químicos e assim mudar suas cores para agradar a um ou a outro com a história de que a cada nova restauração empurram de goela a baixo que era aquela a cor original da santa. Aí eu pergunto: quem é que vai saber mesmo qual era a cor da imagem de verdade no ano de 1710? conta outra vai.... Ora mas é com esse papo de botar boi pra dormir que a Imagem está se destruindo, a medida que a madeira já velha recebe os produtos químicos ela se despedaça e assim a cada restauração perdemos parte da Nossa Imagem tão preciosa, Correm boatos pela cidade que nas primeiras restaurações tiraram até o ouro que a Imagem tinha, bem isso eu não sei se é verdade ou lenda, o que sei é que a fé do Nosso povo e a riqueza cultural de uma imagem datada de 1710 isso sim valem ouro, e não pode jamais serem levadas tão na brincadeira como vem sendo levada nos últimos anos, feia ou bonita a imagem deve permanecer com a pintura que todos nós a conhecemos, ela era linda da forma que era, deixo a critério de cada um de vocês caros leitores para verem estas preciosas fotos e refletirem: a Nossa Imagem merece ser destruída desse jeito? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário