terça-feira, 29 de maio de 2012

Republico Atualizado!!! Conheça Jardim de Piranhas-RN, Terra do Santuário das Rosas de Santa Rita.


Cidade de Jardim de Piranhas-RN, Brasil_foto aérea
Imagem do Google
   
Cidade que se constituiu as margens de um rio, denominado Rio Piranhas-Açu, está localizada na região do Seridó a Microrregião do Seridó Ocidental, Mesorregião Central Potiguar, localizada a aproximadamente 31 km da cidade de Caicó, fazendo fronteira com a Paraíba. População aproximada de 15.000 mil habitantes. Área territorial de 331 km². O Rio Piranhas entra no Rio Grande do Norte por esse município.
Imagem do Google

Foi instalado em 1948, sendo a sede da Prefeitura o Palácio Amaro Cavalcanti, nome dado em homenagem ao maior jurista de sua época.
Imagem do Google
Jardim se destaca por sua grande potencialidade Industrial na fabricação de redes de dormir e panos de prato dentre outros produtos têxteis feitos a base da fibra do algodão.    
Imagem do Google
      
 A cidade ainda aponta nos últimos anos para um futuro turístico visível em vários segmentos: Religioso, Cultural, ecológico e também o turismo de aventuras. Unindo-se a tudo isso, podemos destacar o seu povo vibrante e hospitaleiro, a sua típica culinária e o seu rico artesanato que reforçam a base da potencialidade turística.


       
Jardim fica a uma Altitude: 134m acima do nível do mar
Dens. Demográfica: 28,94 hab./km²
Distancia da capital: 287 km
Clima: Semi-árido
IDH: 0,675 (PNUD/2000)
PIB: PIB R$ 30.057.537,00 IBGE/2003 PIB
PIB per capita R$ 2.346,60 IBGE/2003



Histórico do Município

Nos idos de 1874, Margarida Cardoso Cavalcante, proprietária de terras na localidade, doou um terreno para a construção da capela de Nossa Senhora dos Aflitos, surgindo assim um povoado que recebeu o nome de Jardim de Piranhas devido ao fato de ter surgido na Fazenda Jardim e estar localizado nas margens do rio Piranhas.
Com o crescimento gradativo, baseado na produção agrícola com destaque para o algodão, Jardim de Piranhas passou a ser distrito de Caicó, em 1936. E em 23 de dezembro de 1948, pela Lei número 146, Jardim de Piranhas foi desmembrado de Caicó e elevado à categoria de município do Rio Grande do Norte.

Autoridades de Jardim de Piranhas Hoje:

Prefeito: Antonio Soares de Araújo
Vice: Galbê Maia
Presidente da Câmara Municipal: Luís Soares
Vice: Gutemberg Dantas de Queiroz
Administrador Paroquial: Frei Hélio Júnior
Frades Aux. Frei Heleno e Frei Aureliano
Comandante da Companhia Independente de Policia Militar do Município: Major PM Nitoildo Dantas
Promotor: Pesquisando
Juiz de Direito: André Melo Gomes Pereira


Bens Culturais:  

Imagem de Nossa Senhora dos Aflitos, único objeto litúrgico, datado do longiquo ano de 1710, que a cidade conservou para os dias de hoje.

Casa do Rosário

Sobrado Rua Velha

Escola Pe João Maria

 

Expressões

Principais: Quermesses, ritos de semana santa, carnavais, banda de música, quadrilhas, leilões, novenários, procissões, trio de forró, terços e danças. 
Outras expressões: gincanas e teatro. (Raros)

Artesanato

Principais atividades: argila, madeira, couro, fuxico, colcha de retalhos, crochê, pintura, palha de carnaúba, arreios, selas, bordado, rede de pesca e papel.
Outras atividades: tapeçaria, vidro, sucata, ferro, bolsas, tricô, reciclagem, cerâmica, pedra sabão, saco de estopa, raízes e sementes além de uma infinidade de produtos produzidos pelas industrias têxteis e  valorizada artesanalmente pelos artesões.

Ofícios

Principais atividades: Tecedor, passadeira de mão no caba, urdidor, estampador, Moto taxista, Professores, Militares, advogados, mortalhador de defunto, tirador de mel, sanfoneiro, cantor, locutor, jogador de futebol, biscoiteiro, cordelista, violeiro, doceira, vaqueiro, pescador, queijeiro, rezadeira, parteira, artista de teatro, coureiro, ferreiro, louceira, carpinteiro, oleiro, contador de história, raizeiro, marchante, cozinheiro e curador.  
Outras atividades:  aboiador, restaurador, tirador de terço, mestre de cerca de pedra, mestre de casa de taipa, embolador de côco, puxador.

Gastronomia

Imagem do Google

 

Imagem do Google

Comida Típica

Principais especialidades: galinha caipira, feijoada, pamonha, Carne de sol e canjica, mugunzá. 
Outras especialidades: mocotó de boi e arroz de leite.

Comida de Festa

Principais especialidades: estrogonofe, Creme de galinha, buchada e baião de dois, macaxeira com carne assada na brasa, queijo de coalho assado e frango caipira.
Outras especialidades: panelada, paçoca, milho verde, mão de vaca (mocotó), cuscuz.

Doces caseiros 

 

Principais especialidades: Doce de Leite, goiaba, mamão todos feito no fogão a lenha, Salgados e outros doces variados.
Outras especialidades: biscoitos, cocadas e alfenim.

 ATRATIVOS
   
 Cidadezinha construída nas margens do generoso Rio Piranhas, Jardim de Piranhas localiza-se na microrregião do Seridó Ocidental, mesorregião central potiguar, localizada a aproximadamente 28 km da cidade de Caicó, fazendo fronteira com a Paraíba, zona de agricultura e pecuária. O município tem como maior atração turística o Rio Piranhas com suas águas cristalinas que satisfaz o turista com banhos e piqueniques as suas margens, a sombra das oiticicas é sem duvida um lugar calmo harmonioso e convidativo, sede do Santuário das Rosas de Santa Rita, um dos locais de maior religiosidade da cidade.

 

     

O Santuário é formado por duas capelas, uma em cima de uma pedra, onde está a imagem primitiva de Santa Rita, e outra no centro do Santuário, com uma vista exuberante de todo o entorno do vale, que a vegetação se alterna em verde e seca de acordo com as estações do ano, o Santuário ainda dispõe ao turista a caminhada de 9 km pela trilha ecológica que leva ao Cruzeiro, de onde se vêem paisagens maravilhosas, com uma barragem natural formada entre as rochas pelas chuvas, é uma excelente opção para camping e prática de natação, ainda possui Casa dos Romeiros, e inaugurada recentemente as escadarias de Santa Rita, a festa da Santa no mês de maio com a tradicional feirinha de artesanatos e comidas típicas realizada em um dos domingos da festa traz turistas que vem de todos os lugares do RN e até de outros estados do Brasil.
Outra ótima atração da região é a Cachoeira do Rio Piranhas com o Clube Emidão que oferece lazer e diversão as margens do rio, além o Emidão temos o Balneário do Clube Atlético Piranhas com suas deliciosas piscinas. Vale a pena conhecer também os teares elétricos tecendo redes de dormir nas fábricas espalhadas por toda a cidade, e também ver de perto a produção de panos de prato e outros utensílios sendo feitos ali na hora. 
Imagem retirada do Google
A visita a Igreja Matriz é um capitulo a parte, ela tem a construção datada do ano de 1710, sofrendo inúmeras modificações arquitetônicas ao longo dos anos. As principais festas são da Padroeira Nossa Senhora dos Aflitos sempre pegando o dia 15 de setembro, são dez dias com dez noites a data do termino da festa varia de acordo com cada ano pois sempre se encerra em um domingo, na Igreja é possível fazer uma visita a Imagem de Nossa Senhora dos Aflitos datada também do ano de 1710, a imagem de Nossa Senhora do Rosário muito antiga também, Santa Maria Gorete, as Vias Sacras entalhadas em Madeira e a Cruz do Altar Principal toda entalhada em madeira tragas pelas Irmãs do Bom Pastor de Quebec dos Estado Unidos, uma perfeição.
Perto da Matriz é possível visitar a Rua Velha, a mais antiga da cidade com o seu sobrado de 1823, além da casa da Irmandade dos Negros do Rosário também com uma História muito interessante vale a pena ir lá e se permitir viajar no tempo, na ida ao Rio Piranhas não se pode deixar de visitar a Casinha da Santa como é conhecido o local, nada mais é do que uma formação rochosa que dar a impressão de esta dentro de uma casa, dizem as pessoas idosas que ali morou uma Santa, o local é bem conhecido na cidade.
Imagem retirada do Google
No Sítio Três Riachos o turista não pode deixar de conhecer a Capela do Padre João Maria que é aclamado santo em Natal e é filho de Jardim, a capela é construída justo no local onde ele nasceu. Em frente a igreja da cidade também há uma praça que tem o seu busto e leva o seu nome, aliás em Jardim o que não falta é lugares com o nome de padre João Maria, são escolas, ruas, praças, centro social etc.

Marco Natural

Serra Vermelha
Serrote do Maracujá 
Mirante do Cruzeiro
Açudes

    

 

                                      

Açude da Fome              
Açude dos Três Riachos
Açude de Leônidas do Velho Senhor    
Açude do Sítio São Francisco
Açude do Fechado
Açude de Erminio
Açude de Inácia- Fazenda Nova
Barragem de Celí
Barragem de Cícero  Gato
Barragem da Barra de São Pedro
Açude Velho      Sítio Cachoeirinha

Trilhas

   

Trilha de Santa Rita
Trilha da Barragem 
Trilha do Cruzeiro

Marco Edificado

Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Aflitos
Parque de vaquejada de Zezinho de Lica
Parque de vaquejada de Zé Ribamar
Parque Maria Amélia
Biblioteca Pública Municipal



Festas da Cidade                                                     

Carnaval
Festa Junina 
Vaquejadas 
Forrós
Malhação de Judas
Festa de Natal e ano Novo
Encontro dos Jipeiros de todo o RN
Emancipação política (23 de Dezembro) 
Festa dos Anos 60 Clube CAP
Festa de Santa Cecília
Festa de Santa Rita
      

 

Celebrações

Festas Religiosas
Período
Mês Mariano
Festa de Santa Rita
Anos 60
Maio
Noite de São João Batista
24 de junho
Festa de Nossa Senhora dos Aflitos(padroeira da cidade)
15 de setembro
Santa Cecília
Novembro
Vaquejadas

ECONOMIA
Principais atividades econômicas: Indústria Têxtil, criação de suínos, eqüinos, asininos,  muares produção de madeira, carvão vegetal, semente de oiticica. Algodão. Milho, feijão.

Nossos Meios de Comunicação:  
Rádio Vale do Piranhas-FM
Jornal escrito em papel Gazeta Jardinense
Jornal escrito em papel Página Livre
Blog Jarles Cavalcante
Blog Alex Maia
Site Jardim em Festa
Blog Santuário das Rosas de Santa Rita           
Blog Encantos do Seridó
Blog Vitor de luck
Blog Diassis Silva
Blog Inacio Deasiderio
Blog Edna Araújo
Blog do Naquib
Blog Marcondes Gurgel
Blog kaic Medeiros
Difulsora da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Aflitos (retirada do ar)

Autor: Francisco de Assis Mendes de Oliveira (Francisco da Capelinha)

NOTA DO AUTOR:
Primeiro dizer da satisfação e alegria em ter conseguido terminar esta minha pesquisa de longo tempo, não foi fácil diante da carência de informações sobre nossa terra Jardim de Piranhas-RN, sempre que procurava na internet sobre meu Jardim era uma lástima, não tinha quase nada de concreto, e o pouco que tinha era desatualizado lá do tempo das tábuas da carroça da burra de Margarida Cardoso como dizemos em Jardim quando  queremos  dizer que algo é antigo, ultrapassado, pois bem, eu me ruía de inveja ao ver outros municípios do RN com uma historia enxuta e bacana para uma pesquisa ou um trabalho de escola que sempre o nosso alunado está sendo cobrado no ensino fundamental e até médio nas nossas escolas, já fui procurado por mães aflitas me pedindo para que eu contasse para os seus filhos alguma coisa sobre a história de Jardim ou algo mais afim de que eles pudessem concluir o trabalho de sala de aula, isso me deixava muito triste, pois era um sinal de que elas não dispunham de nenhuma outra forma de pesquisa, a única coisa que a cidade tem é o livro Jardim Ontem e Hoje de autoria dos Professores Alcimar de Totó, José Macário e Erivan Sales, livro esse que já tem mais de 10 anos que foi confeccionado, e por isso informações dos dias atuais ele já não pode nos ajudar, mas é de muita valia pois volto a salientar que ele é o único registro escrito que o município tem, uma calamidade cultural. Pois bem diante disso posto pra vocês este meu presente a Jardim, mostrando Nossa Terra ao Mundo como ela é nos dias atuais, desde informações simples a mais complexas, demonstrando todo ou um pouco do seu potencial Turístico, que ainda não foi explorado, pena que os governantes da nossa Jardim não dão a mínima pra cultura local.

8 comentários:

  1. muito lindo parabéns!

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom lembrar as riquezas da nossa terra e valorizar a cidade de Jardim de Piranhas como ela merece ser valorizada, tenho consciencia disso desde que me dediquei ao projeto do site Jardimemfesta, o primeiro site da cidade de jardim de piranhas, lançado em 2004 e onde por 6 anos divulgamos e cobrimos todos os eventos sociais e religiosos da cidade; além da publicação das 5 edições da REVISTA Jardimemfesta, dos informativos impressos Jardimemfesta; dos informativos impressos Encantos do Seridó; do blog Encantos do Seridó e a Revista Encantos do Seridó, onde podemos encontrar em todos esses projetos uma grande fonte de informações sobre a cidade, inclusive, vastas homenagens e históricos sobre a querida Santa Rita de Cássia e o santuário erguido nessas terras. Pena que nenhuma dessas publicações são lembradas pelo responsável por este blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane por favor envie exemplares da revista Encantos do Seridó para a Escola Walfredo Gurgel porque acabaram, e lá na biblioteca publica tá faltando tambem, estao levando e não trazem de volta. Obrigada e parabéns!

      Excluir
  3. parabens por esta brilhante reportagem sobre. um forte abraco a todos. obg Mari

    ResponderExcluir
  4. Gefeliciteerd met deze schitterende over artikel. groetjes

    ResponderExcluir
  5. Mil Desculpas as Revistas Publicadas em Jardim que esquecí de Mensionar, na próxima atualização deste documentário eu as incluirei! Desculpem!
    Francisco da Capela de Santa Rita

    ResponderExcluir
  6. INICIALMENTE PARABENIZO VOCÊ PELA MATÉRIA, PORÉM NÃO DEIXEI DE OBSERVAR ALGUMAS COISAS. QUAL SERIA O APOIO A CULTURA QUE FALTA NA SUA OPINIÃO FRANCISCO? POIS ATÉ ONDE EU SEI AS REVISTAS QUE GEOVANNE CITA ACIMA TODAS CONTAM COM O APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL... A FESTADE SANTA RITA TODOS OS ANOS TEM UMA AJUDA FINANCEIRA DA PREFEITURA MUNICIPAL, ALÉM DO EMPRÉSTIMO DA ESCOLA EVANILDO... INCENTIVAR A CULTURA É FAZER COMO VOCÊ NA FEIRINHA DESSE ANO? QUE PROIBIU NÃO SEI POR QUAL MOTIVO QUE AS BANDAS DIVULGASSEM OS NOMES DOS SITES/BLOGS QUE ESTAVAM FAZENDO A COBERTURA DO EVENTO, POIS SE ESTOU ENGANADO NAQUIB POSTOU NO FACEBOOK DELE QUE NEM ÁGUA LHES DERAM, E AINDA PRIVARAM OS MESMOS DE PELO MENOS TEREM SEUS "TRABALHOS" DIVULGADOS, NÃO SEI SE APRENDI ERRADO MAS OS REGISTROS FOTOGRÁFICOS TAMBÉM SÃO "CULTURA", ESSES NO FUTURO SERVIRIAM PARA TRAÇAR A "TRAJETÓRIA" DA FESTA.

    ResponderExcluir