terça-feira, 4 de junho de 2013

A Terra de Nossa Senhora dos Aflitos se despede dos Frades Capuchinhos.


    O que dizer quando um Padre vai embora? por qual motivo um padre vai embora? são perguntas muito difíceis de serem respondidas, o que na realidade fica nos fiéis é a saudade da presença amiga daquele ou daqueles servos de Deus que ouvia os seus problemas nas confissões, as orientações a palavra amiga, enfim Frade, Padre, Frei são nomenclaturas que para os fiés define apenas uma coisa "o servo de Deus que acolhe, orienta e conforta a todos" foi impossível não se apegar aos Capuchinhos, simplicidade era e acho que será sempre a sua bandeira, tratavam com igualdade todo e qualquer pastoral, mas infelizmente parece está encravado em nós o ditado que diz que só se dar valor quando se perde.
         A cidade já sente o Clima de saudade a Falta e ausência da Fraternidade Frei Damião, nas calçadas, nas lanchonetes, nas rodas de amigos, nos encontros de cada pastoral, nas capelas o assunto é um só: Os Frades foram embora!
           Quem se arisca dar uma volta na praça da Igreja assim como eu, percebe na Casa Paroquial o "oco" que ficou, na parede não está mais o quadro de Frei Damião, nem tão pouco encontrei mais a Imagem de São Francisco embaixo da área como quem nos dava boas vindas, as roseiras porém floridas a denunciar as mãos piedosas de quem as plantou e regou por tantos dias me olharam com tristeza e suavidade como quem perguntava onde estão os Frades? o Jipe verde saudoso reclama a ausência de Frei Heleno e todos os outros que por tantas vezes o conduziu no anuncio da palavra de Deus nas comunidades rurais, o Jipe me perguntava o que diria a estrada de tantos sítios quando for indagado da falta da presença dos Franciscanos.
             Paulo, Hélio, Xavier, Heleno, Aureliano e André com certeza souberam agradar a muitos, cada um dentro do seu Carisma, do seu jeito, com suas maneiras próprias souberam evangelizar e levar a palavra de Deus a tantos corações, a eles o mínimo que podemos dizer é um intenso e caloroso muito obrigado, que as inúmeras homenagens prestadas na Igreja na Missa de despedida e em Blogs, Jornais, Rádio local, Facebook, Celular SMS, sirvam de força para alimentar vossas vocações sacerdotais, mesmo que atitudes humanas justifiquem suas saídas lembremos das palavras de Jesus em que certa vez disse: "nada acontece sem a permissão de Deus, até mesmo uma folha que cai não cairia sem ele ter permitido" da nossa parte como Igreja sofremos bastante pelos projetos em andamentos no Caso aqui do Santuário a Construção da Igreja de Santa Rita que Frei Hélio vinha a frente, tanta coisa poderia ser aqui dita de bem dos frades mas... sintam-se muito abraçados pelo povo da terra de Nossa Senhora dos Aflitos, leve da gente o melhor que puderem, sei que onde estiverem vocês estarão aqui conosco sempre! o mês de setembro de vocês de agora em diante tenho certeza que a mente estará no altar conosco entoando... "Vinde vinde Povo Santo, Vinde todos os bem contritos louvar a Nossa Padroeira a Senhora dos Aflitos" que ela vos acompanhe em todas as lutas da nova missão, vos consolem nos seus momentos de aflição, os auxilie a perdoar nossa gente por alguma pedra atirada em vocês, rezem por este povo que tanto precisam de vossas orações inclusive eu, sentiremos muita Saudade! finalizo com uma frase do poeta Jardinense Chico Pedra: "não tapei com garranchos, cercas ou pedras o caminho por onde passei pois pretendia um dia voltar"
Quando Deus fecha uma Janela abre uma porta!

3 comentários:

  1. caro amigo!a vida de quem é missionário é assim,para onde mandar eu irei,nós só podemos rezar e pedir força para a nova missão deles.

    ResponderExcluir
  2. Uma significante parcela dos fiéis de Nossa Senhora dos Aflitos encontra-se entristecida com a saída dos Frades, eles são tão maravilhosos q torna-se difícil encontrar palavras para descrevê-los ou homenageá-los, homens simples, humildes, sábios, q souberam ir ao encontro daqueles q mais precisavam de sua assistência, tal atenção nunca vista.É pena q trabalhos como estes não sejam reconhecidos, não sirvam de exemplo, não sejam seguidos em nossa comunidade cristã. É triste saber que a sede de poder fala mais alto e prevalece até mesmo em nossa Igreja. Sorte nossa q a FÉ dos filhos de Nossa Senhora dos Aflitos é muito forte, é grandiosa. Que a Mãe dos Aflitos nos proteja!

    ResponderExcluir
  3. Os Freis realmente só fizeram o bem, é bem verdade que antes deles virem a população ficou apreensiva por que a gente não conhecia, mas depois foi só alegria, muito responsáveis e econômicos, entendiam muito de liturgia e de uma simplicidade ímpar, sentirei muita falta mas a Igreja deve saber o que está fazendo! Deus abençoe a todos vcs Freia Capuchinhos e muito Obrigada por tudo!

    ResponderExcluir