segunda-feira, 15 de julho de 2013

Durante a Jornada Mundial da Juventude no Brasil o Papa Francisco irá receber um presente: Uma Imagem de Virgem de Aparecida entalhada em Madeira.


Imagem de Nossa Senhora Aparecida será entregue ao Papa em julho (Foto: Reprodução EPTV)
Escultor há 40 anos, Paulo Henrique tem devoção ao trabalho que faz (Foto: Reprodução EPTV)Imagem de Nossa Senhora Aparecida será entregue ao Papa em julho (Foto: Reprodução EPTV)
Em sua viagem ao Brasil, o Papa Francisco ganhará uma imagem de Nossa Senhora Aparecida durante sua visita à Jornada Mundial da Juventude, que começa no dia 23 de julho deste ano. O presente será entregue a ele no Santuário de Aparecida (SP), mas a imagem da santa sairá do Sul de Minas, esculpida por um santeiro de Campanha (MG).
Seu Paulo Henrique Ferreira Pinto, mais conhecido como Sodêm, é escultor há mais de 40 anos. Suas mãos dão dimensão e volume a pedaços de madeira e seu talento criam símbolos da fé dos católicos. A arte de esculpir imagens ele aprendeu com um alemão. "Ele foi ensinando pra gente e foi ele que trouxe esses trabalhos de madeira para Campanha, e ele era muito bom", lembra o escultor.
Para formar linhas suaves e delicadas que detalham as formas da imagem, seu Paulo Henrique usa o que é possível, e até o improvável, para conseguir finalizar a peça. "Eu improviso algumas ferramentas com o guarda-chuva, para fazer alguns detalhes", explica.
Assim surgem anjos barrocos, São Judas Tadeu e Jesus Cristo. Mas o forte do artista são as imagens de Nossa Senhora Aparecida, a santa de devoção. Muitas das imagens feitas por Paulo Henrique vão direto para o centro religioso do Brasil, Aparecida, no interior de São Paulo.
No meio de tantas encomendas feitas pelo bispo auxiliar do Santuário de Aparecida, Dom Darci, há dois meses, ele fez um pedido especial, mas nem o seu Paulo Henrique imaginava que era tanto. "Ele falou que era um pedido especial, que não era pra ficar nervoso (risos)", lembra.
A imagem que está em Aparecida é semelhante a que será entregue ao Papa. Também de cedro e com 40 centímetros, ela demorou dois dias para ser feita e os detalhes são os mesmos, tanto nas mãos, quanto no rosto e os anjos aos pés da santa.
Escultor há 40 anos, Paulo Henrique tem devoção ao trabalho que faz (Foto: Reprodução EPTV)
Ela será entregue ao papa quando ele vier ao Brasil em julho para participar da Jornada da Juventude.
Após a encomenda especial, os pedidos para o escultor multiplicaram. "Todo mundo quer a imagem do Papa", conta. E mesmo antes do Papa receber o presente, a gratidão já pode ser vista nos olhos marejados do mineiro, que usa o dom para multiplicar a fé na padroeira do Brasil.
Papa no Brasil
O Papa Francisco visitará a cidade de Aparecida no dia 24 de julho para a celebração de uma missa na Basílica. Será o primeiro compromisso do Papa no Brasil. O Papa chega ao país no dia 22, mas não tem compromissos oficiais. Ele fica no país até 28 de julho, último dia da Jornada Mundial da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário