domingo, 17 de novembro de 2013

Pagamento da Anuidade da Irmandade

                Os "irmãos" filiados a venerável Irmandade de Santa Rita de Cássia de Jardim de Piranhas-RN, seja na condição de membros da Irmandade ou associado, deverão prestar conta de sua anuidade a nova Tesoureira, a senhora Isabel Lucas Alves, no período que antecede a festa. Além disto, aquelas pessoas que desejarem inscrever seus nomes na venerável congregação, bem como sua família, poderão procurar a referida tesoureira em sua residência ou no dia 22 de cada mês no Santuário das Rosas de Santa Rita sempre as 16:30 hs momento que antecede a missa mensal da Irmandade.  
              Em tempo: Pertencer a uma Irmandade era uma tradição dos fiéis leigos na igreja católica no Brasil, herança de Portugal. Na região do Seridó existia inúmeras Irmandades de leigos, seja aquelas formadas apenas para mulheres, outras somente para homens, outras só para brancos, outras para negros etc. Na atualidade, muitas das Irmandade deixaram de existir, outras surgiram e outras continuam resistindo aos desafios do tempo presente como o caso da Irmandade do Rosário e da Irmandade de Santa Rita, ambas  reconhecidas pela Igreja e pelo Estado em 1885, através de uma Lei Provincial. Pertencer a está congregação significa preservar uma cultura mais que centenária, além de lucrar orações em sufrágio dos vivo e falecidos da Irmandade; sendo a Missa Solene da Festa, celebrada no dia 22 de maio de cada ano, dedicada a todos aqueles cujos nomes constam no livro de entrada e saída dos "irmãos".

Obs. A Irmandade de Santa Rita vem realizando ano após ano a festa de sua Padroeira Santa Rita, já a Irmandade mais antiga do município no a do Rosário de Jardim de Piranhas-RN, não realizou sua festa nos ultimos 3 anos consecutivos, procurados alguns membros alegaram falta de incentivo financeiro do município, apoio da igreja, comunidade e o falecimento de alguns membros de fundamental importância para a realização da festa, contudo deixar de realizar a Festa dos Negros do Rosário em Jardim de Piranhas-RN implica numa apresentável situação de desprezo para com a cultura do município, é um tiro sem misericórdia nas poucas manifestações Culturais que ainda sobrevivem. Nosso Blog faz um apelo ao atual Pe José Delfino e ao Prefeito Elídio Queiroz pelo reavivamento da Belíssima Festa do Rosário de Nossa Cidade bem como a aquisição de 4 insignificantes latas de tinta para a pintura da Casa dos Negros do Rosário localizada na rua velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário