sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sem reforma, estátua de Padre Cícero apresenta rachaduras


Há menos de uma semana das romarias pelo aniversário de 75 anos de morte de Padre Cícero, a estátua no Horto apresenta buracos e rachaduras. O início da restauração não tem uma data definida.
Sem a ponta dos dedos da mão direita e com rachaduras em várias partes, a estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, inspira cuidados. A imagem de 27 metros de altura, feita em concreto, recebe anualmente milhares de romeiros que vão ao Juazeiro pedir benção ao protetor. A obra tem quase 40 anos (a serem completados em novembro próximo) e jamais passou por uma restauração, recebendo apenas pequenos reparos.
Invertendo os papéis, agora são os romeiros quem se compadecem da situação de desgaste da imagem e reclamam providências. Enquanto isso, a prefeitura e a Fundação Educativa Salesiana Padre Cícero, que administra o Horto, discutem um acordo para viabilizar a restauração.
Tomando a imagem pelo próprio “Padim”, a paraibana de João Pessoa, Maria Pereira da Conceição, classificou como absurda a situação. “Não pode de maneira alguma deixar que fique assim, principalmente por ele ser um santo protetor do Nordeste, porque ele obra milagres e faz curas”, lamentou.
Ela diz que ano a ano ouve falar de projeto para a melhoria sem que nada seja feito. “Vamos mobilizar os romeiros, se for necessário, e faremos até um mutirão para trabalharmos estes concertos porque estamos chateados e indignados”, desabafa.
O romeiro Pedro Severino de Almeida disse ter ficado surpreso ao tocar a estátua e perceber os problemas. “Ela está deformada, chegou até a cair pedaços dos dedos. Isto jamais era para acontecer”, diz, cobrando mobilização à Diocese do Crato junto à Prefeitura de Juazeiro.
Reformas
A obra de restauração da estátua vem sendo negociada há pelo menos três anos com o poder público. Uma reunião para discutir a questão foi marcada para o dia 20, aniversário de 75 anos de morte de Padre Cícero.
A secretária de Infraestrutura, Fátima Bandeira, diz ter um projeto de restauração já pronto no valor de R$143 mil. A obra precisa, entretanto, ser negociada com a Fundação já que envolve a parceria entre as duas partes e uma possível terceira, a quem o projeto deve ser apresentado para captação do recurso.
Segundo Fátima, o Ministério do Turismo sinalizou a disponibilização da verba, que por se tratar de dinheiro público só poderia ser liberada mediante contrapartida da Prefeitura. Esta por sua vez, negocia a cessão temporária da administração do Horto à Prefeitura. Uma outra possibilidade é a captação da verba via edital do Ministério da Cultura. A Prefeitura também elaborou projeto para a iluminação da estátua.

Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário