

Na oportunidade foram entregues viaturas, coletes e armas não letais que serão utilizados no programa. As viaturas do Ronda Cidadã serão equipadas com um bastão eletrônico, que registrará a passagem dos veículos em pontos determinados da área que a respectiva Base atenderá, uma modalidade de fiscalização eletrônica já empregada pela iniciativa privada, para assegurar que o patrulhamento está sendo feito de acordo com o planejamento.
“A segurança pública é prioridade desse Governo. Aos poucos queremos investir mais na aquisição de equipamentos e investir também nos recursos humanos, na qualificação do efetivo e estimular a promoção progressiva da categoria. temos a Copa do Mundo pela frente e vamos trabalhar para que Natal tire nota 10 em segurança durante o mundial e depois dele”, concluiu a Governadora.
“A segurança pública é prioridade desse Governo. Aos poucos queremos investir mais na aquisição de equipamentos e investir também nos recursos humanos, na qualificação do efetivo e estimular a promoção progressiva da categoria. temos a Copa do Mundo pela frente e vamos trabalhar para que Natal tire nota 10 em segurança durante o mundial e depois dele”, concluiu a Governadora.
O Ronda Cidadã e o Patrulhamento Inteligente começaram a funcionar logo após o lançamento, com o emprego de policiais que foram requalificados dentro da nova filosofia de policiamento comunitário. O Patrulhamento Inteligente terá como objetivo buscar informações da população, que servirão para direcionar as próximas ações. Policiais militares, a pé e montados em cavalos, percorrerão ruas, avenidas, vielas, enfim, toda a comunidade, colhendo dados que serão repassados ao Serviço de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), para dar início às investigações.
As Bases Integradas de Segurança Pública e o Olhar Seguro virão em seguida, provavelmente até o final de 2011. As Bases Integradas de Segurança Pública agregarão policiais militares, guardas municipais e policiais civis. Nelas serão registrados boletins de ocorrência e haverá um policial civil experiente, que funcionará como conciliador, enviando para as Delegacias de Plantão somente os casos que não possam ser resolvidos ali mesmo, como uma discussão entre vizinhos e uma ameaça, por exemplo. Os guardas municipais estarão em contato com os colegas e vigias municipais – que serão treinados – que estão dando segurança aos equipamentos como postos de saúde, escolas, praças, clubes de mães, e outros órgãos públicos.
O projeto Olhar Seguro funcionará a partir da integração de servidores públicos municipais que trabalham como vigias com o Centro Integrados de Operações de Segurança Pública (CIOSP), através da Guarda Municipal. Os vigias serão lotados na Secretaria Municipal de Defesa Social, receberão uniformes e rádios-transmissores tipo HT, que permitirão o acionamento do reforço, que estará sediado nas Bases. Dessa forma, espaços públicos ficarão livres das ações de vandalismo e de outros tipos de delitos.
Sertão Seguro vai inibir ação de bandidos no interior do Estado
O programa “Sertão Seguro”, também lançado nesta quinta-feira (14), será implantado no Estado até o final deste mês e levará ações de policiamento ostensivo ao interior, onde equipes de policiais militares farão patrulhamento exclusivamente em áreas onde o índice de criminalidade está deixando a população temerosa. Levantamentos estão sendo feitos há cerca de três meses, pelo Serviço de Inteligência da Sesed e da Polícia Militar, onde os pontos críticos estão sendo mapeados.
Participaram do lançamento o vice governador Robinson Faria; o secretário de Estado da Segurança Pública, Aldair Rocha; o comandante da PM, Cel Araújo; o secretário de Estado de Justiça e Cidadania, Thiago Cortez; a consultora Geral do Estado, Tatiana Mendes Cunha; o diretor geral do Idema, Marcelo Toscano; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Dantas, entre outras autoridades.

Assecom Governo do RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário