Carnaúba dos Dantas, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na região do Seridó, microrregião do Seridó Oriental, mesorregião Central Potiguar.História
Carnaúba dos Dantas deve seu nome à planta de mesmo nome cultivada nas fazendas pertencentes à proprietários da Família Dantas que habitavam a região.
Geografia
De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 6.572 habitantes. Área territorial de 245 km². Foi criado em 1953.
De interesse histórico, destacam-se seu conjunto de mais de 80 sítios arqueológicos, um dos mais importantes da América do Sul em pinturas rupestres.
Turismo
Durante a semana santa, o Monte do Galo é um popular destino do turismo religioso.
O nome da cidade deu-se pelo fato de que existia uma farta plantação de carnaúba, planta da qual se extrai uma cera dos mais diversos usos. O nome "Dantas" é a fusão da expressão "das antas", que acabou por se agregar ao nome do município.
Mesorregião Central Potiguar
Microrregião Seridó Oriental
municípios limítrofes Jardim do Seridó ( 22 Km ), Acarí ( 18 Km ), Parelhas ( 23 Km ) e Pícui - PB ( 30Km )
Distância até a capital 243 quilômetros
Características geográficas
Área 245,648 km²
População 7.294 hab. est. 2006
Densidade 29,7 hab./km²
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,742 PNUD/2000
PIB R$ 17.795.262,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 2.555,69 IBGE/2003
Além das serras e do grande número de sítios arqueológicos, entre eles o da Pedra do Alexandre e o Xique-xique, você terá a oportunidade de conhecer o maior santuário religioso do Seridó, o Monte do Galo, fundado em 1927, que recebe milhares de peregrinos todos os anos. Do monte você irá avistar o Castelo Bivar, de arquitetura medieval francesa, que surpreende pelo inusitado. Não deixe também de conhecer a Pedra do Dinheiro, encravada no Sítio Maribondo, responsável por muitas lendas locais. Conta-se que à meia-noite aparece um carneiro de ouro aos pés da pedra fazendo muito barulho. Quem viu, corre até hoje. São histórias e lendas que povoam o imaginário nordestino e que enriquecem a cultura de um povo.
A cidade começou com uma pequena propriedade rural, edificada no começo da década de 1860, pelo casal Antônio Dantas de Maria e Hermínia Maria da Conceição. Em Carnaúba dos Dantas, nasceu o músico e compositor Tonheca Dantas, um dos nomes mais expressivos da história artística do Rio Grande do Norte. Sua obra é vasta e enriquecida pela beleza da melodia de suas marchas, dobrados e valsas, entre as quais "Royal Cinema".
Em 1740, Caetano Dantas Correia vindo de Pernambuco com boiada, fundou a Fazenda Carnaúba à margem esquerda do riacho Carnaúba.Em agosto de 1790, o Sr. Caetano passou para sua filha Ana, casada com Antônio Tomaz de Azevedo, através de dotes a fazenda com reses, prata, ouro e escravos. O povoado cresceu e surgiu a primeira feira da localidade, que fracassou e seis anos depois foi restabelecida.
Com a construção de uma capela dedicada a São José, construída em 19 de março de 1900, o sítio de Carnaúba de Cima passou a condição de povoado. Algumas décadas depois, o Decreto Estadual nº 603, de 31.10.1938, transformou a povoação em Distrito vinculado ao município de Acari.
Em 11 de dezembro de 1953, através da Lei Estadual nº 1.028, era criado o município de Carnaúba dos Dantas que recebeu este nome em homenagem ao seu colonizador Caetano Dantas e uma alusão a grande quantidade de carnaubeiros existentes na região. Desmembrou-se de Acari e tornou-se município do Rio Grande do Norte.
Conheça mais Carnaúba dos Dantas no Roteiro Seridó. Saiba quais são as atividades indicadas quando estiver no município.
Distância de Natal :: 219 km
Carnaúba dos Dantas é a típica cidade interiorana que era dominada por um “coronel” no passado. No passado. Hoje em dia a cidade, que leva o nome de seu colonizador, Antônio Dantas, é um belo ponto turístico a 220km de Natal.
As principais manifestações do município estão relacionadas à religião católica: a festa de Nossa Senhora das Vitórias e a Paixão de Cristo, encenada por 130 atores amadores locais. Outra atração relacionada com a religião é o Monte do Galo, maior santuário religioso do Seridó.
Grande parte das pessoas que vão a Carnaúba dos Dantas são pesquisadores e curiosos sobre arqueologia interessados nos sessenta sítios identificados até agora, como o Xique-Xique e o Fundões. Para visitar os sítios é necessário o acompanhamento de um guia local, que zela pela preservação dos documentos históricos e passa informações para os visitantes.
As belezas naturais também são muito atraentes, pois a região possui formações rochosas irregulares, que propiciam o aparecimento de belos riachos. O cenário lembra o visto em filmes do “wild far west” americano.
Unindo a arqueologia com as belezas naturais, o Castelo di Bivar é uma construção que remete à Idade Média, lá é oferecido além da visita ao próprio castelo, passeios em trilhas com visita a pinturas rupestres.
Os índios Cariris, de natureza nômade, dominavam a região chamada de Sertão do Acauã, compreendida entre os municípios de Currais Novos e Jardim do Seridó. Com um estilo peculiar de vida, os Cariris, primeiros habitantes da área, alimentavam-se de frutos, raízes e mel de abelha, e tinham prática em assaltos e pilhagens.
Nos idos de 1700, chegava à localidade o Tenente Francisco Fernandes de Souza, na primeira tentativa de povoamento que se tem notícia. Algum tempo depois, surgiu Caetano Dantas Correia para iniciar uma vida que iria estar totalmente vinculada à história da região.
Vindo de Pernambuco, Caetano Dantas Correia trouxe boiadas e implantou a Fazenda Carnaúba, nos idos de 1740, segundo o livro Nomes da Terra, de Câmara Cascudo, dando origem ao povoado e à futura cidade.
Em 13 de agosto de 1790, segundo o livro Seridó, de José Augusto, Caetano Dantas passou para sua filha Anna, casada com Antônio Tomaz de Azevedo, através de documento de dotação, rezes, terras, prata, ouro e escravos.
O povoamento começou a crescer e, em 1897, surgiu a primeira feira da localidade, durando apenas um pouco mais de um ano. Seis anos depois, em 1903, a feira foi restabelecida.
O povoado desenvolveu-se em torno da atual capela, construída em homenagem a São José, no ano de 1900, com a orientação de Antônio Dantas Maria, um descendente de Caetano Dantas Correia.
O nome do povoado, Carnaúba dos Dantas, vem da união do vegetal em abundância na área, a carnaúba, e o nome identificador do homem pioneiro e seu real fundador, Caetano Dantas Correia.
Ainda pertencente a Acari, o distrito foi criado em 31 de outubro de 1938. Em 11 de dezembro de 1953, Carnaúba dos Dantas, desmembrou-se de Acari e passou a ser um novo município.
Carnaúba dos Dantas está localizada na Região Seridó Oriental, a 227 quilômetros de distância da capital.
A cidade do famoso Maestro Felinto Lúcio Dantas, conta com um magnífico campo de sítios arqueológicos de antigos nômades, espalhados nos serrotes, e uma excelente atração turística como o Monte do Galo e o Castelo de Di Bivar. O artesanato é eclético, com confecção de flores de tecido.
Duas festas religiosas se destacam em Carnaúba dos Dantas. No dia 25 de outubro, tem a festa de Nossa Senhora das Vitórias, no Santuário do Monte do Galo, com grande presença de romeiros e fiéis. No dia 19 de março acontece a festa do padroeiro da cidade, São José.
Nenhum comentário:
Postar um comentário